Kami-shiho-gatame

Generalidades – Esta é uma imobilização muito conhecida e utilizada, pois permite bons encadeamentos e possui algumas variantes. Estas variantes, em japonês, são chamadas de “kuzure”.

Descrição – Com Uke deitado de costas no solo, Tori debruça-se sobre ele em sentido contrário. Com as pernas encolhidas, Tori coloca os joelhos em estreito contato com os ombros e a cabeça de Uke, apoiando o abdome no rosto dele. Com as duas mãos, Tori agarra a faixa de Uke nas laterais da cintura e pressiona para baixo. Tori deve manter a cabeça baixa, para não ser apanhado numa chave de pescoço com as pernas (ashi-gatame-jime).

Encadeamentos – Se Uke abraçar o corpo de tori, este poderá envolver seu braço, colocando o anebraço sob o cotovelo, sair para o lado e finalizando com kumi-kata-gatame. Pode, além disso, passar o braço direito por baixo do braço direito dele e agarrar a gola do kimono. Virando-o ligeiramente sobre o flanco esquerdo, Tori encolhe o corpo e passa a coxa esquerda sobre a cabeça dele. Soltando a mão esquerda da faixa para com ela ajudar a direita a dominar o braço de Uke, Tori finaliza com juji-gatame. Se Uke agarrar a calça de Tori para atrapalhá-lo, este deverá dar um safanão com a perna (como um coice pata trás), fazendo Uke largar a pegada.

APRENDA: Kami-shio-gatame

Advertência:

A sessão aprenda é aqui apresentada apenas como um meio de facilitar a memorização e o aprendizado do Jiu-jitsu. As técnicas e procedimentos nela contida e descrita são essencialmente letais. O leitor, seu companheiro ou adversário podem ferir-se de modo sério ou fatal se utilizarem qualquer uma delas em treinamento sem acompanhamento de um mestre, professor ou instrutor capacitado. Nesse caso, a Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não se responsabiliza por qualquer evento daí decorrente.

O uso de uma ou mais técnicas contidas nesta sessão é considerado ilegal por leis municipais, estaduais ou federais de diversos países. A Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não faz representação alguma para justificar o uso de qualquer técnica contida nesta sessão ou de sua eficácia em quaisquer circunstâncias.

2017-02-05T10:32:53+00:00

Leave A Comment