Homenagem a Hélio Gracie

O Jiu-jitsu está de luto. Os lutadores de todo o mundo perderam recentemente seu maior decano: Hélio Gracie. A Morte somente conseguiu surpreendê-lo aos 95 anos de idade. Antes disso, ela sempre perdeu para ele, como a maioria daqueles que tentaram se interpor à sua trajetória de lutas e vitórias.

Os lutadores Arataba, embora sendo de outra linhagem e seguindo uma linha técnica diversa daquela traçada por Hélio, também sentiram a sua morte e ficaram de luto.

Das mais de 550 técnicas de luta dos Arataba, 400 foram transcritas num livro ainda não editado por falta de patrocínio. Muitas delas foram batizadas com os nomes dos lutadores que as inventaram ou as utilizavam bastante, misturados com palavras japonesas que as pudessem identificar. Isso aconteceu com a técnica descrita sob o número 313: Helio-gatame-nage. Não se trata de uma homenagem póstuma, pois, mesmo singela, foi feita vários anos antes da morte do homem que tornou o Jiu-jitsu conhecido no mundo.

Aqui vai a transcrição da técnica, exatamente da forma que se encontra no livro piloto:

313 – HELIO-GATAME-NAGE

Generalidades – Aprendi este golpe numa aula de defesa pessoal que Hélio Gracie apresentou numa revista, no final de 1952. O mínimo que posso fazer é homenageá-lo, colocando seu nome nesse golpe que, acredito, ele mesmo tenha criado.

Descrição – Em pé, Tori envolve o braço esquerdo de Uke como se fosse para kumi-kata-gatame. Entrando com o pé direito ligeiramente além do pé direito de Uke, Tori gira o corpo, bloqueando a perna direita dele como para tai-otoshi, e projeta Uke por sobre a coxa. Se cair junto, Tori pode finalizar com chave de braço. Para facilitar, Tori pode fazer com que Uke apenas caia de bruços. Como Tori cai junto, a finalização é a mesma.

Adeus, mestre. Vá em frente e fique tranquilo, porque, doravante, você Hélio, meu pai Américo e seu irmão Carlos, poderão lutar entre si e fazer tremer os alicerces do céu.

por mestre Paulo Pirondi
Faixa Coral 8º grau de Jiu-jitsu.

APRENDA: Helio-gatame-nage

2017-01-25T19:33:58+00:00

Leave A Comment