A graduação hierárquica dos lutadores de Jiu-jitsu se faz através da outorga de faixas coloridas. Os iniciantes usam faixas brancas com uma tarja preta em uma das extremidades. Em seguida, aos acima dos 16 anos, são promovidos recebendo a faixa azul, depois a roxa e a marrom. São concedidas, aos abaixo dos 16 anos, faixas amarelas, laranjas e verdes (faixas intermediárias) anteriores a faixa azul. Dentro de cada faixa há um escalonamento dividido em quatro graus.
Após a faixa marrom, o lutador recebe a cobiçada faixa preta, oficialmente concedida por uma Federação ou pela Confederação. Neste momento, a tarja preta é substituída por uma branca. Ao diplomar-se professor, o lutador recebe uma tarja vermelha, que é colocada sobre a branca, mas de maneira que fique aparecendo uma pequena sobra da branca por baixo: isto é para o novo professor nunca esquecer de que já foi aluno. Em seqüência ocorrem as promoções até o sexto grau da faixa preta.
Ao atingir o sétimo e o oitavo graus, o lutador não mais usará a faixa preta, mas outra, dividida em segmentos vermelhos e pretos. Já não são professores, mas Mestres. Já bem mais velho, o mestre recebe o nono e o décimo graus, mudando para uma faixa toda vermelha e recebendo o título de Grão-Mestre.
- 1ª faixa: Branca
- 2ª faixa: Amarela
- 3ª faixa: Laranja
- 4ª faixa: Verde
- 5ª faixa: Azul
- 6ª faixa: Roxa
- 7ª faixa: Marrom
- 8ª faixa: Preta – Aluno
- 9ª faixa: Preta – Professor
- 10ª faixa: Coral – Mestre
- 11ª faixa: Vermelha – Grão-Mestre
Adoraria fazer uma visita a essa família que um dia fiz parte, treinei com o Mestre Paulo Pirondi e o Gean, eu e meu primo Vinícius, ( saudade das macarronadas tbm kkkkk ).
Olá Ricardo,
É sempre bem vindo. Bons tempos da Arataba os que cita.
No momento estamos sem local de treino.
Mandaremos notícias assim que nos reorganizarmos.
Obrigado… =D