Yoko-shiho-gatame

Generalidades – Uma imobilização lateral, também chamada popularmente de 100 kilos.

Descrição – Com Uke deitado de costas sobre o solo, Tori posta-se por cima dele, atravessado da direita para a esquerda dele, peito contra peito, formando uma cruz. A mão direita de Tori passa por entre as pernas de Uke e agarra os fundilhos ou a faixa, por baixo das nádegas de Uke. A mão esquerda de Tori passa por baixo da cabeça de Uke e agarra a gola dele na nuca. Tori deve tomar cuidado para não deixar Uke surpreendê-lo com uma gravata.

Encadeamentos – Tori tem várias opções. Uma delas é passar o antebraço por cima da cabeça de Uke, sem soltar a gola, e estrangular. Outras opções são a montada, após fazer joelho na barriga; o juji-gatame; o ude-garami; o ude-gatame-jume; o ashi-gatame-jime e a americana são possíveis, mas Tori deverá primeiro esboçar uma mudança para kami-shiho-gatame, descrito a seguir.

APRENDA: Yoko-shio-gatame

Advertência:

A sessão aprenda é aqui apresentada apenas como um meio de facilitar a memorização e o aprendizado do Jiu-jitsu. As técnicas e procedimentos nela contida e descrita são essencialmente letais. O leitor, seu companheiro ou adversário podem ferir-se de modo sério ou fatal se utilizarem qualquer uma delas em treinamento sem acompanhamento de um mestre, professor ou instrutor capacitado. Nesse caso, a Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não se responsabiliza por qualquer evento daí decorrente.

O uso de uma ou mais técnicas contidas nesta sessão é considerado ilegal por leis municipais, estaduais ou federais de diversos países. A Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não faz representação alguma para justificar o uso de qualquer técnica contida nesta sessão ou de sua eficácia em quaisquer circunstâncias.

2017-02-05T10:33:41+00:00

Leave A Comment