Ude-hishigi-juji-gatame

Generalidades – Talvez seja esta a chave mais característica do Jiu-jitsu. E talvez a mais utilizada. Tudo porque sua eficiência é absoluta. Depois de encaixado um juji-gatame, ninguém escapa.

Por outro lado, o juji-gatame pode também ser aplicado de várias maneiras: por cima, por baixo, pelo lado, por trás ou mesmo em pé.

É comumente chamado de “armlock”, embora esta denominação apenas signifique “prisão de braço”, podendo ser utilizada para designar qualquer chave aplicada ao braço.

Oportunidades – Quando Tori está montado, ou quando mantém Uke dentro do cadeado, ou quando Uke está muito firme na defensiva em pé.

Descrição – Após estabilizar a montada, Tori agarra com a mão direita o kimono de Uke à altura do ombro direito, puxando-o para cima. Coloca o joelho esquerdo sob o ombro, para deixá-lo afastado do chão. Com o antebraço esquerdo, prende o braço direito de Uke contra a própria virilha, apertando-o à altura da articulação do cotovelo. Tori larga o ombro e coloca a mão direita sobre o rosto de Uke, impedindo-o de levantar a cabeça. Isto facilitará o movimento seguinte: Tori passará a perna esquerda por sobre a cabeça de Uke, após o que poderá retirar a mão do rosto para utilizá-la para agarrar-lhe o pulso. Deixando o corpo escorregar para trás, Tori ficará sentado no chão, com a perna esquerda sob o queixo de Uke, a perna direita sobre seu peito e com o braço dele entre as próprias virilhas. Tori deverá esticar o braço de Uke, segurando o pulso contra o próprio peito. Apoiando os calcanhares e os ombros no chão, Tori eleva os quadris, finalizando.

Alguns detalhes devem ser exaustivamente treinados: 1) Não tirar a mão do rosto de Uke antes de passar a perna por cima da cabeça dele. 2) Não soltar a mão para apoiar-se, no momento em que faz o giro e escorrega para trás. 3) Manter o polegar de Uke apontando para cima. 4) Não levantar o joelho nem apoiar-se no pé direito para facilitar a movimentação da perna esquerda por cima de Uke. 5) Jamais tirar a perna que está sob o queixo, dominando a cabaça de Uke.

APRENDA: Ude-hishigi-juji-gatame

Advertência:

A sessão aprenda é aqui apresentada apenas como um meio de facilitar a memorização e o aprendizado do Jiu-jitsu. As técnicas e procedimentos nela contida e descrita são essencialmente letais. O leitor, seu companheiro ou adversário podem ferir-se de modo sério ou fatal se utilizarem qualquer uma delas em treinamento sem acompanhamento de um mestre, professor ou instrutor capacitado. Nesse caso, a Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não se responsabiliza por qualquer evento daí decorrente.

O uso de uma ou mais técnicas contidas nesta sessão é considerado ilegal por leis municipais, estaduais ou federais de diversos países. A Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não faz representação alguma para justificar o uso de qualquer técnica contida nesta sessão ou de sua eficácia em quaisquer circunstâncias.

2017-02-05T10:47:06+00:00

Deixar Um Comentário