Oss

Um aluno iniciante no Jiu-jitsu e em artes marciais, após alguns dias ouvindo os nossos cumprimentos e respostas durante o treino, me perguntou: – O que é que vocês dizem? O que significa?

Oss”, é o que dizemos. E é uma expressão que se aplica a diferentes situações e a cada uma delas da sua forma.

Aprendi, quando comecei a praticar jiu-jitsu, que esta era a forma correta de nos cumprimentarmos. Seja da forma oriental em reverência, ou ocidental ao apertar as mãos, sempre acompanhado do gesto, dizemos “Oss”.

É uma demonstração de respeito, não imposta por hierarquia, mas sim pela admiração, pelo prazer da companhia, por simpatia, confiança. É também uma demonstração de respeito por si mesmo.

Em princípio, era um cumprimento tipicamente masculino, penso e entendo que talvez por conta de uma formação cultural e social machista. Mas que hoje ouço sendo pronunciado também pelas mulheres que fazem parte e agora se somam aos praticantes de artes marciais.

Após uma conversa com um aluno, também praticante de Karatê, e pesquisar na Internet, descobri que para a pronuncia “Oss” são aceitas duas formas, a mais comum a própria “Oss” e a “Osu”. O que se entende é que “Oss” é a expressão fonética, enquanto “Osu” é a transcrição exata do japonês.

Li que a definição de “Oss” tem algumas origens. Uma delas vem da expressão fonética formada pelos caracteres, “Osu” (pressionar) e “Shinobu” (suportar) que podemos entender por “suportar a pressão”, ou seja, não desistir, ter determinação, perserverar. Dizem que criada pela Escola Naval Japonesa, para uso universal no lugar das expressões do dia-a-dia, como o “sim”, “por favor”, “obrigado”, “entendi”, “desculpe”, etc.. Utilizada em qualquer situação em que uma resposta simples seja requerida.

Outra origem é atribuída a abreviação da palavra “Onegai Shimassu” que se traduz como um pedido, uma solicitação, um convite como “por favor”, “por gentileza” ou “com licença”, utilizado ao convidar um companheiro para treinar.

Utilizada em diferentes situações: ao cumprimentar, “um oi a alguém a quem respeite”; ao iniciar um treinamento, algo como “estou pronto e farei o meu melhor”; no começo de um combate, “o que demonstra força, determinação”; ao responder, “confirmando que foi entendido”; entre outras mais.

A palavra OSS não deve ser pronunciada levianamente. É uma expressão de atitude, postura, estado de espírito, é uma expressão que o retrata.

Oss.

por Prof. Jefferson Luís Moreira
Faixa Preta 4º grau de Jiu-jitsu.

2016-10-20T22:09:52+00:00

Deixar Um Comentário