O-goshi

Generalidades – Com esta projeção, adversários muito pesados, muito grandes e muito mais fortes podem ser atirados ao solo com relativa facilidade. Há duas formas de se entrar em o-goshi: a arcaica e a moderna, sendo que esta última, embora mais difícil de aplicar, é mais eficiente.

Oportunidades – Quando Uke expõe o flanco esquerdo ou quando permite uma estreita aproximação por parte de Tori.

Descrição – Utilizando a forma arcaica, Tori coloca-se um pouco à esquerda de Uke. Gira, então, o corpo para a esquerda, abraçando-o pela cintura, enquanto coloca o pé direito um pouco mais para fora do pé direito dele. Tori puxa a manga direita de Uke em direção ao seu próprio quadril, enquanto curva o corpo para frente. Ajudando com o braço direito a tirar Uke do chão, Tori o projeta por cima do quadril.

A forma moderna – que de moderna não tem nada , pois deve existir há mais de duzentos anos – já é um pouco diferente. A pegada é a mesma: mão direita na gola e esquerda na manga de Uke. Tori faz a entrada levando o pé direito à frente do pé direito de Uke, simultaneamente abraçando-o pela cintura. Agora, quatro detalhes importantes: 1) No “abraço”, Tori enfia o braço direito o mais longe possível, prendendo o corpo de Uke bem junto a si; 2) O peso do corpo de Tori deve estar todo sobre a perna direita; 3) O pé direito de Tori deve estar virado para dentro o máximo possível; 4) As pernas de Tori devem estar muito flexionadas.

Num movimento contínuo, Tori gira para a esquerda, colocando o pé esquerdo próximo ao pé esquerdo de Uke, num movimento circular. Trazendo a manga de Uke em direção ao próprio quadril, Tori inclina-se para frente, enquanto estica as pernas, levantando-o e projetando-o sobre o quadril direito. A mão esquerda é que propriamente derruba Uke; a direita somente ajuda a levantá-lo do chão; Tori deve dar uma “bundada” em Uke quando esticar as pernas, o que facilitará o ato de projetá-lo.

Encadeamentos – Num o-goshi bem aplicado, Tori permanecerá em pé e o braço de Uke ficará disponível para algumas chaves que finalizarão a luta.

APRENDA: O-goshi

Advertência:

A sessão aprenda é aqui apresentada apenas como um meio de facilitar a memorização e o aprendizado do Jiu-jitsu. As técnicas e procedimentos nela contida e descrita são essencialmente letais. O leitor, seu companheiro ou adversário podem ferir-se de modo sério ou fatal se utilizarem qualquer uma delas em treinamento sem acompanhamento de um mestre, professor ou instrutor capacitado. Nesse caso, a Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não se responsabiliza por qualquer evento daí decorrente.

O uso de uma ou mais técnicas contidas nesta sessão é considerado ilegal por leis municipais, estaduais ou federais de diversos países. A Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não faz representação alguma para justificar o uso de qualquer técnica contida nesta sessão ou de sua eficácia em quaisquer circunstâncias.

2017-02-05T10:58:38+00:00

Deixar Um Comentário