Montada

Generalidades – Colocação máxima do Jiu-jitsu, a montada é um ponto de partida para quase todos os ataques. É o melhor domínio que Tori pode ter sobre Uke.

Descrição – Estando Uke deitado de costas no solo, Tori monta sobre ele como que ajoelhado, apoiando a sola de um pé no chão, enquanto mantém a tíbia e o peito do outro pé grudados ao solo. O domínio é feito pela pressão das nádegas e da coxa de Tori sobre o tórax de Uke. Esta é a montada clássica, mais antiga e tradicional.

A montada moderna é ligeiramente diferente: Tori, montado sobre o peito de Uke, mantém os dois joelhos no chão, bem como o peito dos dois pés. Tori pode pressionar os dois joelhos contra o corpo de Uke, para dominá-lo melhor. Pode, também, colocar os pés embaixo dele. No caso de Uke ser muito gordo ou muito maior que Tori, esta montada é impossível, pois Tori não alcançará o solo com os dois joelhos. Deverá, então, utilizar a montada clássica. No decorrer deste livro, quando me referir à montada, estarei fazendo-o com relação à montada moderna; quando tiver de me referir à clássica, serei específico.

Encadeamentos – Como já disse anteriormente, Tori pode desencadear diversos ataques após a montada. O mais eficiente é o ude-hishigi-juji-gatame, mas Tori pode encadear com várias chaves de braço, vários estrangulamentos ou chave de quadril.

APRENDA: Montada

Advertência:

A sessão aprenda é aqui apresentada apenas como um meio de facilitar a memorização e o aprendizado do Jiu-jitsu. As técnicas e procedimentos nela contida e descrita são essencialmente letais. O leitor, seu companheiro ou adversário podem ferir-se de modo sério ou fatal se utilizarem qualquer uma delas em treinamento sem acompanhamento de um mestre, professor ou instrutor capacitado. Nesse caso, a Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não se responsabiliza por qualquer evento daí decorrente.

O uso de uma ou mais técnicas contidas nesta sessão é considerado ilegal por leis municipais, estaduais ou federais de diversos países. A Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não faz representação alguma para justificar o uso de qualquer técnica contida nesta sessão ou de sua eficácia em quaisquer circunstâncias.

2017-02-05T10:34:31+00:00

Leave A Comment