Mata-Leão

Generalidades – Este é um estrangulamento antiquíssimo, que deu origem a diversas variantes muito eficientes, como o kata-ha-jime e a chave cervical frontal. Pode ser transformado em chave cervical apenas modificando-se a direção da pressão. Há quem o chame de “dorminhoco” , pois sob a ação deste golpe, Uke perde os sentidos e dorme muito rapidamente. Conforme a maneira de como foi aplicado, um especialista pode transformá-lo num estrangulamento misto, meio respiratório e meio sangüíneo.

Descrição – Postado atrás de Uke, Tori passa os dois braços sobre seus ombros. Envolvendo o pescoço do adversário com o esquerdo, Tori coloca a mão esquerda sobre o antebraço direito, bem próximo ao cotovelo. Flexionando o braço direito, coloca a mão direita na nuca de Uke. Com uma ação conjunta, Tori empurra a cabeça de Uke para frente com a mão direita ajudada pela esquerda, formando uma alavanca interresistente que pressiona a garganta dele.

APRENDA: Mata-Leão

Advertência:

A sessão aprenda é aqui apresentada apenas como um meio de facilitar a memorização e o aprendizado do Jiu-jitsu. As técnicas e procedimentos nela contida e descrita são essencialmente letais. O leitor, seu companheiro ou adversário podem ferir-se de modo sério ou fatal se utilizarem qualquer uma delas em treinamento sem acompanhamento de um mestre, professor ou instrutor capacitado. Nesse caso, a Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não se responsabiliza por qualquer evento daí decorrente.

O uso de uma ou mais técnicas contidas nesta sessão é considerado ilegal por leis municipais, estaduais ou federais de diversos países. A Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não faz representação alguma para justificar o uso de qualquer técnica contida nesta sessão ou de sua eficácia em quaisquer circunstâncias.

2017-02-05T10:40:45+00:00

Leave A Comment