Kata-juji-jime

Generalidades – Neste estrangulamento, a posição de uma das mãos não é fixa, podendo estar em qualquer ponto da lapela de Uke.

Descrição – Tori, com a mão esquerda, agarra a gola esquerda de Uke bem atrás, colocando o polegar para dentro e os dedos para fora. A mão direita faz a pegada simétrica, passando por baixo da esquerda, com o polegar para fora e os dedos para dentro da outra gola. Com um pequeno puxão, Tori ajusta a gola na parte posterior do pescoço de Uke, e pressiona os carpos e metacarpos contra a garganta dele, num típico estrangulamento respiratório.

Tori pode fazer a pegada de forma diferente, pois, como já disse anteriormente, a posição de uma das mãos não é fixa. Encaixando a mão esquerda com o polegar para dentro da gola esquerda de Uke, Tori agarra a lapela oposta à altura do peito dele, com os dedos da mão direita para dentro e o polegar para fora. Pressionando com o antebraço esquerdo a garganta de Uke, Tori puxa a outra lapela para si, completando o estrangulamento.

Segredo – Usualmente Tori encosta o bordo cubital do antebraço na garganta de Uke. Acontece, porém, que, para potencializar o estrangulamento, existe um segredo, que consiste em Tori encostar o dorso do antebraço ao iniciar o aperto, e depois girá-lo para empurrar o pomo-de-adão de Uke para cima.

APRENDA: Kata-juji-jime

Advertência:

A sessão aprenda é aqui apresentada apenas como um meio de facilitar a memorização e o aprendizado do Jiu-jitsu. As técnicas e procedimentos nela contida e descrita são essencialmente letais. O leitor, seu companheiro ou adversário podem ferir-se de modo sério ou fatal se utilizarem qualquer uma delas em treinamento sem acompanhamento de um mestre, professor ou instrutor capacitado. Nesse caso, a Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não se responsabiliza por qualquer evento daí decorrente.

O uso de uma ou mais técnicas contidas nesta sessão é considerado ilegal por leis municipais, estaduais ou federais de diversos países. A Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não faz representação alguma para justificar o uso de qualquer técnica contida nesta sessão ou de sua eficácia em quaisquer circunstâncias.

2017-02-05T10:41:54+00:00

Deixar Um Comentário