Generalidades – Hadaka significa nu, e este golpe recebeu este nome porque o estrangulamento se faz a nu, sem a utilização do kimono. Vulgarmente é conhecido como “gravata por trás”.

Descrição – Por trás de Uke, Tori passa o braço em torno do seu pescoço, apertando-o com a ajuda da outra mão, numa pegada palma com palma. Tori potencializa o estrangulamento firmando e pressionando o pulso no ombro de Uke, em alavanca.

Depois de encaixado, Tori pode encadear uma pegada clássica por trás e, esticando o corpo, finaliza mais rapidamente.

APRENDA: Hadaka-Jime

Advertência:

A sessão aprenda é aqui apresentada apenas como um meio de facilitar a memorização e o aprendizado do Jiu-jitsu. As técnicas e procedimentos nela contida e descrita são essencialmente letais. O leitor, seu companheiro ou adversário podem ferir-se de modo sério ou fatal se utilizarem qualquer uma delas em treinamento sem acompanhamento de um mestre, professor ou instrutor capacitado. Nesse caso, a Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não se responsabiliza por qualquer evento daí decorrente.

O uso de uma ou mais técnicas contidas nesta sessão é considerado ilegal por leis municipais, estaduais ou federais de diversos países. A Equipe da Academia Arataba de Jiu-Jitsu não faz representação alguma para justificar o uso de qualquer técnica contida nesta sessão ou de sua eficácia em quaisquer circunstâncias.